OwnedReview - Super Paper Mario: Menos é Mais?




Sei que esse jogo é um pouco antigo, e que o Wii está meio “frio” hoje em dia, mas com o WiiU no mercado, o Wii ainda pode viver através da retrocompatibilidade.
Lembro-me de ter finalizado o Paper Mario de Nintendo 64 e ter gostado MUITO do que vi e infelizmente não tive a oportunidade de jogar o Paper Mario: The Thousand-Year Door de Nintendo GameCube, que segue o mesmo estilo de RPG tradicional.
Super Paper Mario, lançado em 2007, muda o estilo do jogo para uma espécie de “Rpg-Plataforma”, uma decisão bastante ousada por parte dos desenvolvedores do jogo, a Intelligent Systems.


ENREDO


Uma coisa que vale ressaltar em TODOS os jogos da série é o humor encontrado nele. As piadas, o charme, os trocadilhos... Tudo flui muito bem nesse critério. Os personagens apresentados são carismáticos e cada um com sua personalidade. A história é muito bem contada e o enredo é muito envolvente e cativante.

O jogo começa com Mario e Luigi tomando um cafezinho básico na casa deles, quando de repente aparece um Toad dizendo que invadiram o castelo da Princesa Peach (só pra variar). Todos nós já falamos: “O Bowser ~DE NOVO ~ enchendo o saco!”, mas de repente a cena muda para o castelo do Bowser e o mesmo ainda se preparando para atacar o castelo da Princesa Peach.



Eis que surge o vilão do jogo: Count Bleck. Que pretende destruir o mundo com o “Dark Prognosticus”, uma espécie de livro apocalíptico. Todos acabam sendo “raptados” e jogados para outra dimensão, exceto pelo Mario, que acaba ficando no castelo.



Lá ele conhece Tippi, uma Pixl (criatura mágica com aparência de formas geométricas). Tippi o leva para uma cidade chamada Flipside e lá ela o apresenta ao Merlon, personagem que aparece em Paper Mario de N64. Merlon explica ao Mario que, para ele impedir o fim do mundo, ele precisa achar os 8 “Pure Hearts” que ficam localizados em outros mundos.
A partir dai começa a aventura, para destruir o “Chaos Heart” e salvar seus amigos.


JOGABILIDADE



Super Paper Mario é um jogo diferente dos outros da série.

Agora temos um jogo de plataforma com alguns elementos de RPG como Level e Health Points. Foi acrescentado uma abilidade ao Mario de transformar o mundo 2D em 3D, assim mudando totalmente a perspectiva da câmera e assim, revelando passagens ou itens escondidos atrás dos elementos 2D do cenário.

O controle é com o WiiMote deitado, assim utilizando apenas o direcional sem a necessidade do Nunchuk. O controle funciona muito bem, sem problemas de mecânica.

Mario também conta com novos companheiros além de Tippi nessa jornada. Cada um tem um tipo de habilidade. Um anda em cima de espinhos, outro ajuda a explodir paredes e por aí vai...




Ao subirmos de level, que acontece quando matamos os monstros que encontramos no caminho, seus status são aumentados automaticamente, diferente dos jogos anteriores.

O sistema de luta mudou também, não sendo mais aquele estilo de batalha por turnos e sim por um jogo plataforma. Encontramos inimigos e batemos neles como num jogo tradicional do Mario. Cada inimigo abatido te dá pontos que, chegando a um certo número, “upamos”. Algumas pessoas vão se frustrar por não manter o sistema de batalha antigo, mas o estilo agrada.

Os puzzles variam um pouco, alguns muito óbvios e outros difíceis de entender. Em geral, o jogo vai fazer você quebrar um pouco a cabeça. O progresso é dividido em 8 capítulos com 4 episódios cada, sendo que no último episódio, sempre enfrentamos um chefão.

ÁUDIO, AMBIENTAÇÃO E GRÁFICOS


Não tem do que reclamar. TODOS os jogos do Mario tem uma trilha sonora inteligente e simples, fazendo alguma música sempre ficar grudado na cabeça. Neste Paper Mario a trilha não empolga tanto como nos anteriores, mas cumpre seu papel.

Em criatividade, a Nintendo sempre supera. Espaço sideral, pré-história, “submundo”... Vários lugares bonitos e de bom gosto para visitarmos e descobrirmos seus segredos.

A série Paper Mario tem exatamente o mesmo estilo gráfico. Desenhado com uma qualidade surpreendente, com um toque especial. A forma como o Mario vira de um lado para o outro, ele sendo de papel, é genial e muito engraçada. Tudo acontece muito bem.

UM PAPER MARIO DA GERAÇÃO Wii


Com um novo e ousado estilo, Super Paper Mario vai te deixar um pouco preso pela sua história, e apesar da jogabilidade ser um pouco repetitiva, não compromete a experiência.

Eu finalizei ele em 18 horas, mas deixei algumas coisas para trás. Não que seja realmente necessário adquirir tudo ou colecionar, mas não deixa de ser uma adição bem vinda ao conteúdo do jogo.

Mesmo você que preferia aquele estilo clássico de RPG por turnos dos outros jogos da série, vale a pena dar uma chance para Super Paper Mario. Você vai sentir um “vazio” do estilo anterior, mas é um jogo gostoso de jogar e de passar o tempo.

"Dudu Falque é colaborador do OwnedGamer, além de autor da série de videos DudsPlay. Você pode conferir seus videos de gameplay clicando aqui!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OwnedGamer Layout by NinoCandeias