PS Vita TV - Porque a Sony também acerta!



Quem me conhece sabe o quanto sou crítico da Sony. Nunca me adaptei ao Dualshock, ou as péssimas decisões na implementação da XMB. Isso não quer dizer que não hajam jogos deles que me interessam. Apenas acho que algumas decisões da Sony no que diz respeito a quase tudo da linha Playstation acaba se tornando uma barreira muito grande para que eu aproveite certos jogos que me interessam, como Uncharted, Tokyo Jungle e Puppeteer, por exemplo.



Mas... a TGS 2013 se mostrou bastante surpreendente para mim por conta de um anúncio específico: o PS Vita TV.
Que tal usar quase todos os recursos do Vita, sem necessariamente precisar pagar seu preço abusivo, ou aturar sua ergonomia estranha? Não que o DS3 seja uma opção maravilhosa, mas convenhamos: é um senhor avanço! E quando o PS4 sair, seu controle também funcionará no Vita TV, logo, nem é preciso cogitar o uso do controle atual, uma vez que o novo parece tão atraente e tem recebido ótimas críticas.



Diferente do cabo de vídeo componente do PSP, onde você conectava o aparelho na TV, aqui você tem uma versão diferenciada do hardware do Vita. Sem tela ou touchpad, o foco é justamente ligar o aparelho na TV através de uma saída HDMI, como um console comum. Ele lê os cartões de memória e de jogos do Vita, além de ter acesso a Playstation Store, ou seja, a Plus também está presente aqui.




Na parte traseira, encontramos suas entradas. O leitor de cartões do Vita, uma entrada USB (para carregar o Dualshock, saída HDMI, entrada para cabo de rede(!!!) e entrada para o adaptador AC.
Seu tamanho é bem discreto. 10cm x 6,5cm e seu preço é tão discreto quanto: Algo em torno de 100 US$ para a versão simples, ou algo em torno de US$ 150. O preço ser "aproximado" se dá ao fato de ele só ter sido anunciado para a Ásia.
Conteúdo da versão "Value" do Vita TV
Eu fiquei muito animado com esse anúncio. Pela primeira vez me interessei de verdade pelo Vita. Digo isso porquê tive a oportunidade de passar praticamente um mês com o modelo normal do aparelho, cheio de jogos da Plus, e mesmo assim, mal o joguei. Não conseguia usá-lo como portátil, pois os jogos da plataforma, em sua maioria, não são boas experiências portáteis. Tentei inúmeras vezes jogar Assassin's Creed III: Liberation no ônibus e não consegui. E isso sem falar nos defeitos do jogo em si. E quando chegava em casa... Bem, o Vita simplesmente não era concorrência pros meus outros consoles.



Com o Vita TV, seria mais fácil aproveitar certas experiências que o aparelho oferece, sem usar de fato o aparelho. Parece complicado, mas é bem simples: poder jogar certas pérolas indies com um Dualshock 4, por exemplo, é uma ideia extremamente atraente para mim.
Além disso, o aparelho consegue transmitir (não sei com que eficiência) os jogos do PS4 para outro televisor. 
Suponhamos que você esteja jogando Knack na sua sala. E aí, você resolve ir para o seu quarto, mas a preguiça (sempre ela!) é uma maldita! E você se dá conta de que, desinstalar seu PS4 da sala para continuar jogando no quarto daria muito trabalho. Mas não será o caso, se você tiver um Vita TV! Com ele, é possível manter seu aparelho na sala, e o PS Vita TV se encarrega de transmitir o conteúdo processado pelo seu PS4 para uma TV diferente da qual ele está conectado.

Além disso, é possível conectar outros Vita por Ad-Hoc, e jogar as experiências cooperativas como Gods Eater 2, usando a tela da TV além das telas dos outros Vitas.

Isso tudo, somado ao preço convidativo, tornam o Vita TV uma alternativa extremamente interessante para dar um gás na plataforma. Uma saída de mestre da Sony, por sinal. Como portátil, o Vita não faz muito sentido, mas como companheiro do PS4, ele se torna MUITO atraente.

Cada aparelho desse tem grande potencial em atrair mais assinantes para a Plus, que pode se tornar um serviço ainda melhor do que já é.

Agora é só aguardar a Sony anunciar isso pro ocidente. Eu, pelo menos, estou muito interessado em saber o que vai acontecer com o Vita agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OwnedGamer Layout by NinoCandeias